academic-blogging
Ser editor

Você pode ajudar muito na divulgação do seu artigo

Temos empreendido bastante na divulgação dos artigos e edições tanto da RBPI quanto de Meridiano 47. Eu acredito que o objetivo do nosso trabalho não é criar condições para que os autores simplesmente cravem um artigo em uma revista legal na sua produção científica. A produção de um artigo, que dá um trabalho danado, serve a propósitos muito mais elevados do que garantir a produção de cada dia de uns e de outros. Se o artigo foi aprovado é porque tem méritos e comunica ciência relevante, cuja divulgação deve ir além do suporte provido pela revista científica em si.

É por isso que já há alguns anos eu tenho ampliado a política de divulgação da RBPI, para incorporar formas diversas de fazer chegar a um público mais amplo os trabalhos publicados em cada uma das edições. As séries de entrevistas com autores, por exemplo, se inscrevem nessa poĺítica, como também a veiculação de pequenas peças (ou press releases, posts, ou resumos ampliados – a denominação realmente não importa) escritos pelos autores explicando e convidando para a leitura do artigo publicado. A última série de entrevistas com os nossos autores, produzida para o número 1/2015 foi, inclusive, objeto de uma semana dedicada do Blog Scielo em Perspectiva – Humanas.

A RBPI e também Meridiano 47 seguem uma tendência internacional, iniciada por grandes publishers, de facilitar a exposição e a repercussão máxima dos artigos publicados. Começamos a fazer assim há uns quatro anos, como atualmente várias outras revistas no Brasil fazem também.

Se você investiu um tempão e muita energia na redação de um artigo, se aborreceu com as exigências que os pareceristas fizeram e pensou que o fim do mundo chegaria antes da publicação, por que não poderia investir mais umas poucas horas para ajudar a revista a divulgar intensamente o seu próprio trabalho? Essa provocação também não deixa de ter um tom de desabafo com as respostas boçais e por vezes grosseiras que recebemos de muitos dos autores que tem os seus trabalhos aceitos nas nossas revistas. Para esses, apenas uma lembrança – não foi, certamente, fácil processar o seu artigo, e muito menos cuidar da sua produção editorial – que também não foi barata, e tomou não somente muito do meu tempo, mas também o de um montão de gente. Aliás, você não pagou nada por todo o trabalho que nós tivemos para produzir o seu artigo (como de resto, todas as revistas tem), como acontece atualmente no estado do acesso aberto no Brasil. Portanto, custa muito nos ajudar com o esforço de divulgar o seu próprio artigo?

No Impact of Social Sciences, já há alguns meses, Patrick Dunleavy teve publicado um artigo muito legal que dá umas dicas bem boas para a construção de um bom post para o seu blog, ou para a sua página no Facebook – ou, como nós pedimos na RBPI, para a preparação de peças de divulǵação do seu artigo (que veicularemos em Mundorama, no site do IBRI e encaminharemos para o sistema de press releases do Scielo).

Vale a leitura atenta:

How to write a blogpost from your journal article in eleven easy steps

 

Padrão

Um comentário em “Você pode ajudar muito na divulgação do seu artigo

Deixe uma resposta