Para os meus alunos, PEB & RI

Os 60 anos do IBRI

Celebramos em 2014, aqui no Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, os sessenta anos da fundação da nossa organização, fundada em 1954 no Rio de Janeiro, e transferida em 1993 para Brasília. O IBRI é o “dono” da Revista Brasileira de Política Internacional, que foi estabelecida em 1958.

Para aqueles que ainda não entenderam direitinho, não custa lembrar que o IBRI não se confunde,  por certo, com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, onde eu e muitos do colegas do IBRI trabalham. Por isso, inclusive, a vinculação da RBPI com a UnB é uma injustiça, que se comete tanto com o IBRI quanto com a própria Revista… Mas com a ignorância alheia a gente não pode mexer, especialmente com a da moçada das agências de fomento, que às vezes não é somente ignorante, mas se move também por má-fé…

É realmente raro que uma organização qualquer sobreviva por seis décadas no Brasil, especialmente em se tratando de uma entidade com os propósitos do nosso IBRI. Eu pedi aos colegas do IBRI que escrevessem pequenos artigos para marcar essa trajetória espetacular… Esses artiguinhos foram compilados em um batch especial na página do IBRI, e também republicados no Boletim Mundorama…

O resultado se vê abaixo:

Padrão

Deixe uma resposta