Acontecendo..., Para os meus alunos

Para saber mais sobre as Parcerias Estratégicas do Brasil: “A dimensão multilateral e as parcerias emergentes”

O lançamento de um livro novo é sempre uma alegria… Especialmente quando traz também a proximidade de encerramento de um grande projeto, como é o caso do segundo volume da obra coletiva que eu organizei com o mestre e amigo Henrique Altemani de Oliveira (UEPB) – a notícia sobre o volume anterior se acessa aqui.

Lançamento do livro ”Parcerias Estratégicas do Brasil: a dimensão multilateral e as parcerias emergentes”, de Henrique Altemani de Oliveira & Antônio Carlos Lessa (Orgs.) | Parcerias Estratégicas do Brasil:

Editora Fino Traço, o Centro de Estudos sobre o Pacífico e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília anunciam a publicação do livro Parcerias Estratégicas do Brasil: a dimensão multilateral e as parcerias emergentes”, obra coletiva organizada por Henrique Altemani de Oliveira, professor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, e Antônio Carlos Lessa, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.
O conceito de parcerias estratégicas é certamente fugidio, e a nossa proposta é que os  relacionamentos bilaterais que sob ele se apresentam sejam examinados justamente sob  a perspectiva da sua capacidade de relativizar a dependência econômica, porque essa foi a grande meta definida e consistentemente seguida na estratégia internacional do Brasil por décadas. De resto, é fundamental que se empreenda também na direção do exame de experiências novas, como a que se desenhou em arranjo como o do Fórum IBAS – Índia, Brasil, África do Sul –, que tem uma configuração francamente inovadora, sendo mesmo conceitualmente muito intrigante, com impactos em diferentes níveis da ação  internacional desses países. Seria então o Fórum IBAS uma parceria estratégica? Seria possível também compreender os arranjos de integração econômica sob a perspectiva  da ideia de parcerias estratégicas? O que é possível aprender com essas experiências, de modo especial, e em particular, com as experiências que se desenvolveram em outros espaços geográficos e em torno de outras concepções de parcerias? Este livro tem como  objetivo central justamente trazer a baila essa discussão.
Acesse aqui a apresentação e a introdução deste livro.
Este livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou diretamente no site da Editora Fino Traço – clique aqui para comprá-lo.

‘via Blog this’

Padrão

Deixe uma resposta