Acontecendo...

Scielo organiza seminário de introdução ao uso das redes sociais em comunicação científica

Evento organizado pela rede SciELO e pela Fiocruz promove o debate sobre o uso das redes sociais na comunicação científica.
O pesquisador precisa lidar diariamente com o volume crescente de informação científica publicada.
Um recurso cada vez mais utilizado para encontrar informação relevante é o uso de redes sociais como filtros de conteúdo. Redes como blogs, Twitter, Facebook, e serviços mais especializados e acadêmicos como Mendeley e similares são usados para recomendar e discutir artigos e conteúdo científico em geral, expondo ao mundo a discussão que antes estava restrita ao laboratório ou aos corredores dos centros de pesquisa.
Além de atuar como um filtro de conteúdo, as redes sociais criam novas possibilidades de interação entre todos os envolvidos na comunicação científica – autores, leitores e editores, e podem ser uma importante ferramenta para promoção de ações cooperativas.
As facilidades oferecidas pelas redes sociais acrescentam também novas camadas de métricas de impacto da pesquisa muito mais dinâmicas, que vão além das citações, como compartilhamentos, número de acessos e outras, medidas no intervalo de dias a meses, que ajudam a preencher o vazio entre a publicação de um artigo e a contagem de citações tradicionalmente medida. Também geram novas possibilidades para a comunicação da ciência, criando formas de disponibilização de conteúdo que agilizam o processo de publicação, tornando-o mais próximo do público interessado, mais familiar e com grande alcance e facilidade de acesso. Este é um avanço sem volta, e compreender e acompanhar o seu uso pode trazer benefícios para todos: publishers, editores, pesquisadores, estudantes, instituições acadêmicas e o público interessado.

Publico

Profissionais de ciência da informação e comunicação científica, editores de periódicos científicos, pesquisadores, estudantes, bibliotecários, jornalistas, entre outros.

Inscrições

A participação no Seminário é livre de custo, porém as vagas são limitadas. Faça sua inscrição em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
Os dados coletados nas inscrições serão utilizados para gerar o certificado de participação no evento.

Organização

O seminário é organizado pelo SciELO em colaboração com a FIOCRUZ por meio da Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação e tem o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e do Centro de Estudos da Voz do Instituto Superior de Ensino em Comunicação.

Local – São Paulo
Green Place Hotel
Rua Doutor Diogo de Faria, 1201
Vila Mariana – São Paulo – SP

Local – Rio de Janeiro
Auditório Ministro João Alberto Lins e Barros do CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Rua Lauro Muller, 455 – Botafogo.
Rio de Janeiro-RJ

Veja mais detalhes sobre a programação aqui.

Padrão

Deixe uma resposta