Acontecendo..., Para os meus alunos

Defesa da Dissertação de mestrado de Guilherme do Prado Lima

O meu orientando do mestrado em Relações Internacionais, Guilherme do Prado Lima, fez belo trabalho sobre as posições do Brasil na agenda da mudança climática. A defesa da dissertação será no dia 10/08, a partir das 08h, na Sala A1-09 do Prédio da FACE.

Título: A atualização da política externa do Brasil na agenda internacional ambiental: a transformação da posição brasileira em mudança do clima.

Comissão Examinadora:
  • Prof. Antonio Carlos Lessa (Orientador)
  • Prof. Pio Penna Filho (IREL/UnB)
  • Prof. Thiago Gehre Galvão (UFRR)
  • Prof. Virgilio Caixeta Arraes (Suplente /HIS)

Resumo:
A política externa ambiental brasileira alterou-se quanto à posição sobre mudança do clima, a partir de 2009, ao assumir compromissos voluntários de redução de emissões de gases de efeito estufa. Busca-se nesse trabalho identificar essa mudança, bem como as motivações processos e conseqüências, com o objetivo de analisar a atualização da política externa no regime internacional de governança climática e de compreender a alteração de posturas tradicionais e o significado do novo posicionamento. Reconhece-se que a atualização está inserida em uma conjuntura internacional e condicionada por um contexto doméstico. No âmbito do multilateralismo, recordou-se o papel do G77 entre as coalizões que o Brasil faz parte, como país em desenvolvimento, e o conflito com países desenvolvidos no regime. Nesse contexto, o BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) é a expressão dos países emergentes em buscar garantir que seus interesses, principalmente aqueles não compartilhados com o G77, sejam devidamente contemplados nos resultados das negociações.
Padrão

Deixe uma resposta