Para os meus alunos

Mestrado e doutorado em RI na UnB com inscrições abertas

Acho sempre muito interessante que a maioria dos dos bons candidatos no processo de seleção do nosso programa de pós-graduação desconhece que grande parte dos temas da agenda internacional pode ser estudada em qualquer uma das duas áreas que temos (Política Internacional e Comparada e História das Relações Internacionais). Isso acaba produzindo uma concentração arriscada de candidatos na área de Política Internacional e Comparada, enquanto uma boa parte dos candidatos poderiam estar concorrendo na área de História, uma vez que os seus temas de fato poderiam ser tratados à luz da metodologia de pesquisa histórica. Como a maiora quase absoluta desconhece isso, temos então o seguinte quadro: grande concorrência na área de PIC e baixa concorrência (mas muito mais qualificada em termos comparativos) na área de HRI.

Faço aqui então um desafio aos bons candidatos ao nosso programa: por que não ensaiar a candidatura para a área de HRI, pesquisando um pouco mais sobre a metodologia de pesquisa de história? Lembro pois que praticamente tudo pode ser estudado nas duas áreas do nosso programa (porque muita gente tem a impressão de que na área de HRI se estuda apenas a época dos dinossauros), como pode se ver em uma seleção simples de trabalhos concluídos na nossa área de concentração – aqueles que eu mesmo orientei, que se acessa aqui.

Estão então abertas as inscrições para o processo de seleção do nosso programa de pós-graduação, um dos dois melhores do Brasil, ao lado do da PUC-Rio. Mantendo a tradição, atraímos todos os anos dezenas de bons candidatos de todos os lugares do país, e temos sido felizes em compor boas turmas, bem competitivas e produtivas. Veja aqui o edital de seleção e considere, para todos os fins, a área de História das Relações Internacionais – que, como eu gosto de dizer, faz parte de uma das melhores tradições da Universidade de Brasília.

Padrão

Deixe uma resposta