Para os meus alunos, Sobre a Web

Google Docs

Sou entusiasta desde sempre das soluções do Google. Uma das que tenho usado com mais frequência e constância nos últimos meses é o Google Docs, que permite criar, editar e manter documentos sobre a web, além, claro, de compartilhar com colegas, alunos ou simples passantes.

Eu e meus assistentes gerenciamos o fluxo de entrada de contribuições para a RBPI, além de todo o processo de análise editorial (da chegada à impressão) por meio de uma planilha compartilhada.

Em lugar de publicar arquivos em formato pdf dos programas de minhas disciplinas (além de outros documentos que têm que ser frequentemente atualizados), veiculo uma versão produzida, atualizada e compartilhada pelo Google Docs – é trabalho a menos, porque de outro modo, teria que produzir o pdf, retirar a versão do documento que está no ar no Ambiente Aprender da UnB, fazer o upload do novo documento, fazer o link para a nova versão para, finalmente, descobrir que errei em alguma etapa do processo, por exemplo, esquecendo de colocar uma data fundamental ou de inserir uma referência bibliográfica que acabou de ser publicada na lista de livros recomendados.

Também uso o Google Docs para compartilhar de modo organizado com os meus orientandos os comentários que faço sobre os textos que estão escrevendo (a vantagem é que permite que eu acompanhe o progresso que fazem depois da primeira leitura).

Finalmente, o uso mais interessante é o de desenvolvimento conjunto de textos, uma vez que o compartilhamento permite perfeita sincronia nos tempos de redação de trabalhos e nas modificações que são feitas por cada uma das pessoas que têm acesso e privilégios de edição.

A partir deste mês, o serviço permite acesso offlline aos arquivos criados e compartilhados (no caso, as mudanças feitas quando se trabalho desconectado são sincronizadas quando o computador se conecta à internet).

Do desenvolvimento da estrutura inicial de um livro em preparação com um colega, à redação de pequenos artigos e notas técnicas com os meus assistentes e orientandos, tenho usado com determinação. E recomendo…

Padrão

Deixe uma resposta