Acontecendo...

50 anos e adiante!

Não é todo dia que se assiste a uma marca como esta: 50 volumes, 50 anos… Transcrevo abaixo a breve nota que escrevi para o blog do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais sobre o lançamento do número 1 do volume 50 (veja o sumário) da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI, que tenho a honra de editar. Se preferir, leia em seu contexto.

“Nós temos a alegria de anunciar o lançamento do número 1 do Volume 50 (1/2007) da Revista Brasileira de Política Internacional, que é publicada pela IBRI desde 1958. É importante ressaltar que esta é uma edição histórica, marcando o início das comemorações do cinquentenário da Revista. Afinal, a publicação ininterrupta de uma revista por cinquenta anos é um feito extraordinário, tanto para a realidade brasileira e latino-americana, quanto sob qualquer outro ponto de vista. Para o meio acadêmico especializado em Relações Internacionais no Brasil e na América Latina, a auspiciosa sobrevivência por tanto tempo de um veículo científico é prova do seu amadurecimento. Para o IBRI, a publicação da RBPI e a repercussão científica do seu patrimônio de idéias e de debate, se transformou em uma imensa responsabilidade e em missão empreendida com coragem, determinação e bom senso.
Desde a sua fundação em 1958, no calor das grandes inovações diplomáticas do governo Juscelino Kubitschek, a RBPI tem sido no Brasil um dos veículos preferenciais do debate científico de alto nível e, mais do que isso, um vetor da reflexão sobre os caminhos da modernização e das escolhas internacionais do país.
Acompanhou e repercutiu nas dezenas de edições que antecederam a marca histórica que comemoramos hoje as grandes transformações da política e da economia, como o arrefecimento da Guerra Fria e o seu fim, o surgimento de novos temas na agenda internacional (como direitos humanos e meio-ambiente), o lançamento e a crise de processos de integração regional, o despertar e o ocaso de potências.
Nos orgulhamos do patrimônio cultural que é representado pela RBPI, publicação que marcou e que ainda marca de tantos modos o debate político e acadêmico sobre Relações Internacionais em geral e em especial dos temas importantes para a inserção internacional do Brasil.”

 

Padrão

Deixe uma resposta