Para os meus alunos

O wiki como ferramenta pedagógica

Pessoalmente sou um admirador entusiasmado da Wikipedia, e em especial do uso dos wikis como ferramenta pedagógica. São muitas as possibilidades de agregação desse tipo de construção no desenvolvimento de um curso de graduação, por exemplo. Lancei um desafio para a minha turma de História das Relações Internacionais do Brasil, disciplina obrigatória oferecida para a graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília: cada aluno desenvolveria o argumento de base de um verbete relacionado com os temas da disciplina, que seria lançado na Wikipedia. Vinculei generosamente 20% da nota final a essa atividade, na expectativa de que os verbetes seriam redigidos com extremo rigor, uma vez que tanto eu quanto a minha equipe de monitores iríamos nos empenhar em verificar tanto a acurácia das informações apresentadas, quanto a originalidade do argumento e a aplicação das regras de formatação (extensão e forma) da própria Wikipedia.
A avaliação que fizemos ao final da experiência foi excelente… A maior parte dos verbetes apresentados é extremamente consistente, e com certeza vai prover insumos para o início de um conjunto bastante rico de artigos na própria enciclopédia nos temas a que nos propomos, como também para a área de política externa brasileira em geral.
Esta é uma das experiências que pretendo incorporar definitivamente aos meus esquemas de verificação de aprendizagem – e enquanto isso, vamos aumentando a extraordinária riqueza da ferramenta genial que é a Wikipedia.
Padrão

Deixe uma resposta